Escola de samba Bola Preta ganha lote para erguer sede 17/01/2008 - 13h 46m
Os foliões da escola de samba Bola Preta, de Sobradinho, estão mais animados do que o de costume para o Carnaval deste ano. É que a agremiação terá uma nova sede, na Área Especial para Indústrias da cidade. Em cerimônia marcada para amanhã, o presidente da Bola Preta, Rony Pala, deve receber das mãos do administrador Eduardo Lopes a escritura e a documentação para o início da obra.
A nova sede não servirá apenas como barracão. A idéia é que lá tenha atividade durante todo o ano, como cursos profissionalizantes e projetos na área musical.
"Agora temos a chance tanto de envolver ainda mais a comunidade nos trabalhos quanto de nos destacarmos mais ainda no cenário carnavalesco de Brasília", afirma o presidente da escola vice-campeã do Carnaval brasiliense nos dois últimos anos.
Escola de samba Bola Preta ganha lote para erguer sede Maior representante do samba em Sobradinho, a escola Bola Preta tem motivos para comemorar ainda mais o carnaval deste ano. A Administração Regional da cidade entrega nesta quinta-feira terreno com 2.100 metros quadrados. No local, será construída a sede da escola. Há 20 anos, ensaios e preparativos que antecedem a festa são realizados pelo grupo no ginásio de esporte da cidade. O improviso é motivo de reclamação para os foliões e, principalmente, para os moradores da região.
A intenção da Administração Regional é apenas conceder o espaço. A construção da sede ficará por conta da diretoria, que pretende levantar fundos com realização de eventos e parcerias junto à associação comercial. O espaço, localizado na Área Especial para Indústrias - próximo à BR-020 - era utilizado para depósito de máquinas da Administração. No entanto, permanecia ocioso nos últimos meses. Ao todo, são três lotes que deverão abrigar os carros alegóricos preparados para o carnaval deste ano.
O espaço estará disponível duas semanas antes do carnaval e, por isso, não será usado para a preparação das festas deste ano. Segundo o presidente do Bola Preta, Rony Pala, não há tempo e condições para interromper os trabalhos e fazer uma mudança. "Está muito em cima. Estamos muito concentrados e não poderíamos parar tudo. Vamos nos concentrar em concretizar a nova sede somente depois da festa", explica.
Para o administrador de Sobradinho, Eduardo Lopes, não haveria momento melhor para presentear a escola. Segundo ele, o espaço para ensaios é mais do que merecido. "O Bola Preta representa a história e cultura da cidade. É um incentivo que estamos dando. Temos certeza de que o espaço será bem aproveitado", argumenta. Além dos ensaios e atividades de samba, o Bola Preta pretende desenvolver projetos sociais, como alfabetização dos colaboradores e confecção em costuras.
A cerimônia de entrega das escrituras dos três terrenos acontece às 11h desta quinta-feira. O evento será realizado na Administração da cidade e promete contar com a presença do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Silvestre Gorgulho.
História Criada há 33 anos, a escola de Samba Bola Preta conta com mais de dois mil colaboradores. Para os desfiles no Ceilambódromo, deverão participar cerca de 900 pessoas. O grupo foi formado por militares cariocas transferidos, que desfilavam no bloco de rua Cordão do Bola Preta. O nome foi escolhido em homenagem ao samba do Rio de Janeiro. Acabou, no entanto, resultando em uma escola de samba tradicional. ENREDO BOLA PRETA Ouça o enredo do carnaval 2008 do Bola Preta
|