Detran reclama de 'carteiradas' para escapar de blitze no DF 29/07/2008 - 14h 53m![]() Com o aumento da fiscalização devido à lei seca, o Detran do Distrito Federal passou a verificar mais casos de quem tenta usar a amizade com autoridades para escapar da punição.
"É a famosa carteirada. Nem é a autoridade que se expõe, são os assessores", diz o gerente de Fiscalização do Detran-DF, Silvaim Fonseca. Ele afirma que o assessor usa a função pública, muitas vezes cargos comissionados, e expõe a autoridade com a qual trabalha na tentativa de não ser autuado em flagrante.
Muitos também tentam fugir das blitze. O motorista Adriano Silva Tavares fugiu da barreira montada pela polícia rodoviária entre Brasília e Sobradinho, cidade próxima à capital, e foi perseguido pelos policiais até a cidade de Planaltina, onde deu a volta para fugir do cerco da polícia e jogou o carro no canteiro. Depois de perder o controle, derrubou um poste e capotou. Com ele, a polícia encontrou duas trouxinhas de cocaína.
"Ele não atendeu aos diversos pedidos, por parte dos policiais, para que parasse. Tentou passar por cima dos policiais e ainda ameaçou, novamente, jogar o carro nos policiais que faziam o bloqueio", conta o major Glaumer Araújo, da Policia Militar. O motorista se recusou a soprar no bafômetro e a responder as perguntas dos policiais. Ele foi socorrido pelos médicos do Samu e depois encaminhado à delegacia |